Luta individual



Foi ao participar de um congresso no México em 1998 que o historiador James Green teve a idéia de escrever o livro Apesar de Vocês: Oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985. "Um brasileiro chegou para mim e disse 'não agüento mais americanos falando sobre a ditadura militar no Brasil. Eles não sabem o que aconteceu. Não fizeram porra nenhuma!'. Mas eu sabia que não era assim. Ali, percebi que tinha uma história para contar", comenta Green no debate de lançamento de seu livro, no último dia 26 na Livraria Cultura (SP), que contou ainda com a presença do professor do Departamento de História da USP, Marcos Napolitano, e do militante Anivaldo Padilha.
  
Em seu livro, Green se propôs a escrever uma história tendo como foco simples indivíduos que, segundo afirma, mudaram pouco a pouco a opinião pública norte-americana a respeito do golpe militar brasileiro. Ação que culminaria na bandeira da campanha presidencial do democrata Jimmy Carter que, entre os anos de 1977 e 1981, direcionou a política externa dos EUA a favor dos direitos humanos e civis, e contra ditaduras. "Os militantes brasileiros que fugiram preparam o terreno para a luta contra todas as outras ditaduras na América Latina. Nenhum militante percebeu o impacto global de suas ações e o livro é para falar sobre esse importante trabalho deles", aponta o pesquisador.




Um desses militantes era justamente o missionário da Igreja Metodista Anivaldo Padilha que, após ser preso e torturado, fugiu para os EUA e lá percorreu todo o país para desmistificar a idéia que os americanos tinham do Brasil. "Lembro que um dia estava fazendo uma palestra sobre a história do Brasil e da ditadura militar numa pequena cidade do estado da Dakota do Norte. Depois que expliquei tudo, a primeira coisa que me perguntaram foi: 'Quando é que os comunistas tomaram poder no Brasil?'. Ali, eu vi que a luta era outra. Primeiro, eu tinha que mostrar que essa idéia de ameaça comunista não era brasileira, mas sim americana, que a nossa luta era outra".

As informações são da Revista CULT.

0 Response to Luta individual

Postar um comentário