Democracia Direta e Indireta


Basicamente, democracia (demos=povo + kratia=governo) é a forma de governo onde o poder é exercido pelos cidadãos. Embora apresente falhas e alguns pontos negativos, este é visto como o sistema político mais eficiente e adequado à realidade em que vivemos. 

Existem duas formas de os cidadãos exercerem a
 responsabilidade cívica da democracia. Uma delas é através do voto direto (democracia direta). As primeiras democracias foram diretas, como a de Atenas, por exemplo, na qual o povo se reunia nas praças e ali tomava as decisões políticas. Neste caso, os cidadãos não delegam o seu poder de decisão, mas, de fato, o exercem. A democracia direta também é denominada democracia participativa. Um exemplo atual dessa forma de organização política é o Orçamento Participativo, no qual as reuniões comunitárias, destinadas a submeter os recursos públicos, são abertas aos cidadãos. 

Diferentemente deste modelo, na democracia representativa os cidadãos não exercem o poder diretamente, mas sim, por meio de  seus representantes. Desta forma, em tese, os mesmos devem corresponder aos interesses dos
 eleitores. 

As principais críticas em relação à democracia representativa se referem à diferenciação entre dirigentes e dirigidos, perdendo assim, de certa forma, uma das características principais da democracia: a igualdade. Para alguns, essa forma de sistema político tende a criar a impressão da existência de uma categoria especial de pessoas dotadas de capacidades específicas para governar, separando a política da vida cotidiana.



As informações são do Brasil Escola.

0 Response to Democracia Direta e Indireta

Postar um comentário